top of page

CIÊNCIA POR AMOR

A despeito das dificuldades, a pesquisa no Ceará segue mais viva, produtiva e engajada do que nunca. Um viva à ciência!


 

A vida dedicada à ciência é marcada por desafios - como ocorre em todas as profissões. Desmontes de políticas públicas de financiamento, cancelamentos de editais, precarização do trabalho, estigma social, abdicação de descanso e lazer: eis algumas das queixas mais frequentes. “É um desafio a cada dia. É persistência, resiliência, muita força de vontade, proatividade. É não esperar ter o melhor ambiente, a melhor estrutura, o melhor equipamento, porque senão a pesquisa não acontece.”, afirma Betina Tomaz. No entanto, ainda maiores do que os contratempos são a vocação e a maestria de nossos pesquisadores, cujas inovações se destacam no cenário nacional - e internacional - graças à sua inventividade e ao seu impacto social. “É um desafio bom, que a gente gosta, e por isso a gente fica muito orgulhoso”, conclui.


“Tem sido muito gratificante, principalmente pelos resultados, pelas publicações, pelas transformações que são causadas ao longo da pesquisa e publicação”, declara Ana Gardennya Linard. Sobre a experiência de ser cientista no Ceará, descreve o Estado como um ambiente amigável, propício à abertura de portas e à colaboração entre colegas, o que facilita o acesso a dados, a troca de informações e, por consequência, o andamento das pesquisas. Hospitalidade científica: eis o termo que usa para descrever o sentimento.


O depoimento de Carlos Paier reforça o caráter hospitaleiro do cearense. O capixaba fala que foi recebido de braços abertos ao chegar aqui e que isso influencia sua vida, tanto profissional quanto pessoalmente. “As pessoas fazem minha vida melhor e isso me enche de vontade de retornar para esse Estado a chance que ele me deu de ser pesquisador aqui”.


O campo da ciência é repleto de talentos que exultam amor e dedicação à busca implacável pelo conhecimento. “Eu diria que sou um aventureiro corajoso. Ser cientista no Ceará é para poucos ainda hoje”, fala Ednardo Rodrigues. “Mesmo assim, nossos pesquisadores cearenses conseguem entregar resultados relevantes”.


Posts recentes

Ver tudo

NA BOCA DO POVO

De caráter intrinsecamente transformador, a ciência possui grande impacto social e a divulgação científica assume papel essencial.

MONEY QUE É GOOD…

Os investimentos públicos são essenciais para o avanço nas pesquisas. No entanto, o Brasil enfrenta grandes gargalos orçamentários.

Comments


bottom of page